terça-feira, 17 de novembro de 2009

ré maior evangélico !


Sem Título 1


Mateus 7 : 1 , 2

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados;e, com a mesma medida com que tiverdes, vos medirão também.



Recentemente , fui criticado por afirmar que escutava “algumas músicas seculares” . Quero destacar a palavra criticado , fui quase que exorcizado (nem sei se essa palavra se escreve assim ) , comecei a ver em meu redor , os meus algozes se preparando para dar o veredicto , vi versículos se transformarem em pedras , uma maior que a outra .
Confesso que pra mim , foi um ótimo debate “com um poco de calor” , mas que me levou a pensar um pouco mais do que eu já pensava . Várias pessoas participaram deste debate , de várias ideologias , e várias questões foram apresentadas , do tipo : O artista não-cristão não tem nada para me oferecer nada de bom ; não pode jorrar água doce e amarga da mesma fonte ; eles que tem que escutar as nossas músicas cristãs ; que o cristão que tem um bom testemunho não escuta música secular ; e que quando eu subo para ministrar a palavra , posso estar ministrando as musicas do mundo que escuto .
Acho que sou um pouco retardado, pois não consigo entender , como não podemos escutar “algumas músicas seculares” , mas descaradamente afirmamos que podemos consumir nossas : novelas , seriados , filmes , livros , roupas, comidas e etc; … e olha que a lista vai aumentar !
Quero explicar oque quero dizer quando digo que escuto “algumas músicas seculares” ; me refiro a músicas de cunho poético, político e histórico , que condizem com verdades com as quais acredito, que passam por uma análise de minha regra de fé , nada que seja contra ao que acredito, dou atenção , ou as vezes até dou,mas para um estudo pessoal do que levou a pessoa a certas ideias .
Posso citar algumas músicas seculares ótimas !
Mãos – Ivan Lins ,Rosa de Hiroshima –Secos e Molhados,Paciência – Lenine,Porto Solidão- Gessé
Entre muitas outras , que perderia a conta ; Mas não sabemos qual a religião deles , mas isso não impede o fato de eles estarem falando muitas vezes verdade e princípios bíblicos , exemplo de Renato Russo que cita a bíblia em uma de suas canções , e em outra canção ele fala verdades bíblicas , particularmente não gosto do trabalho do Legião Urbana , porém devo confessar , que existem em seu repertório belas músicas , assim como devo confessar que muitos artistas cristãos fazem uma vergonha , com suas canções muitas vezes hereges ! Totalmente contrarias a biblia , fora a má execução de suas fracas melodias , ou quando simplesmente copiam músicas e músicos seculares , quando convertem músicas e “ritmos” só para dizerem que agora podem , escutar , dançar .
Oque faremos com o Hino Nacional , com o Hino Estadual , ou outros hinos cívicos ? Pois não temos certeza de suas religiões , nem coração de seus autores .
Não falo de gostar e ficarem fãs de grupos seculares , mas que é bem verdade que existem músicas belíssimas no meio secular , e que nós cristãos santarrões não vamos mentir , dizendo que não gosta se gostamos , achamos bonito , que nosso pezinho não bate no chão ao ouvir um ritmo qualquer , e bem executado , e que não dá vontade de dançar , porém sei que nem tudo me convém fazer , a depender de cada situação e coração .
Se analisarmos pelo ponto de vista , em que meus algozes , me acusaram fosse certo , pelo menos assim entendo na ignorância , do mesmo jeito que só devemos escutar musicas de cunho cristão , assim também devemos fazê-lo com as demais coisas :
Novelas apenas cristãs , seriados apenas cristãos , filmes apenas cristãos evangélicos ( A paixão de Mel Gibson , também é pecado ! ) roupas apenas as das lojas evangélicas , refrigerantes apenas das industrias evangélicas , ou pelo menos onde se compra ! Livros nem se fala !!!
Mas falemos do julgamento , da mesma forma que julgam as “músicas seculares” da mesma forma serão julgados , os que assistem novelas seculares , seriados seculares , filmes seculares , comidas , roupas e etc; …
Sei que o testemunho de vida não depende das músicas que você escuta , nem da roupa que você veste , ainda que possa influenciar , mas , sim de uma vida transformada por Deus , amando Deus sobre todas as coisas , e amando ao próximo como a si mesmo! A maior forma dar um bom testemunho é : AMANDO ao próximo , ajudando o necessitado , visitando asilos , hospitais ,levando boas novas de salvação , entrando nos piores lugares , para anunciar as melhores coisas : A PALAVRA .
Uma pessoa que não é evangélica , não pode fazer ou falar nada de bom ? Acho difícil , porque os Kardecistas , dão um show de bola de amor ao próximo em suas ações , coisas que os evangélicos nem fazem nem a metade . Ou se uma prostituta pega seu dinheiro e ajuda um mendigo morrendo de frio e fome , enquanto nós passamos e só dizemos : Deus o ajude ! Quem fez a missão de Deus ???
Quantas vezes você triste e chorando Deus não usou um “ímpio” para lhe dar animo ? Dizendo : acredita em Deus , tenha Fé ! . Deus já usou uma burrinha para falar com seu servo , porque não usaria um ser humano.
Confesso , que me policiarei mais em relação a estas “músicas” principalmente as internacionais , mas enquanto houver músicas de qualidade tanto na melodia ,harmonia , como em letras , seja poética , histórica ou política , que não vão de contra meus princípios bíblicos , escutarei e analisarei , cada vírgula e se eu gostar , gostarei .Todos a quem Cristo aceitou , está selado com o Espírito Santo da Promessa , então Ele é quem vai abrir nossos olhos , para oque está certo ou errado .


Aquele que está em pé , ORE , OLHE para que não caia .

14/11/09
Bertoni Batista

continua ...

5 comentários:

  1. gostei dessa discussão toda ,,,apesar de ainda não ter uma opnião concreta sobre o assunto..
    bom esse blog ...passarei por aqui mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o blog..
    Também passarei por mais vezes!

    A Paz!

    ResponderExcluir
  3. MEEU IRMÃO o q dizer deste post?
    gosteii muitoooo.
    adoro sinceridade.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com sua opinião, uma dica é o livro "E proibido" de Ricardo Gondim, fala exatamente das coisas que Igreja condena, mas a Bíblia não.

    ResponderExcluir